info@almadatours.com +351 91 999 0808

Comer em Almada

  • O melhor peixe

    Nas localidades costeiras banhadas pelo Atlântico; Costa da Caparica, Fonte da Telha, Sesimbra e Setubal e nas localidades ribeirinhas banhadas pelo Tejo; Cacilhas, Trafaria e Porto Brandão, predominam os pratos de peixe, diretamente pescados na nossa costa, são famosos os pratos de frutos do mar (mariscos e bivalves) e as caldeiradas.
  • O melhor vinho

    A produção Vinícola desta região fornece alguns dos mais afamados e premiados vinhos de mesa Portugueses, sendo a região de Palmela e Azeitão, as localidades mais emblemáticas na sua produção. É também nesta Região de excelência, que nasce o afamado Moscatel de Setúbal.
  • As melhores sobremesas

    O Arroz doce, os Claudinos, os Garibaldi, os Pasteis de Al-Madam, as Peras bêbadas e as famosas Tortas de Azeitão entre outras são algumas das sobremesas típicas que fazem parte da gastronomia desta Região.

Peixe

Banhada pela costa, a região conta com os melhores pratos de peixe pescados diretamente do Oceano Atlântico.

Vinhos

A produção vinícola desta região fornece alguns dos melhores vinhos de mesa Portugueses e também o afamado Moscatel de Setúbal.

Sobremesas

O famoso Arroz Doce, os Claudinos, as Peras Bêbadas ou as Tortas de Azeitão são algumas das sobremesas típicas da região.

Gastronomia

Almada, Cidade situada mesmo de frente a Lisboa, localizada na margem sul do rio Tejo, faz parte de uma região privilegiada em termos paisagísticos, culturais e gastronómicos que é a Península de Setúbal.

Desde a época de ocupação romana da Península Ibérica que esta região soube cativar povos que a visitavam.

Hoje em dia, a rica e tão diversificada gastronomia desta região, com origem nos vários ecossistemas naturais que fornecem produtos de inigualável qualidade, coisa que os vários povos que ao longo dos seculos habitaram por estas paragens, tão bem souberam incluir na concepção dos seus pratos e nos deixaram esse vasto legado traduzido numa enorme variedade de pratos, queijos, doces e vinhos.

Nas localidades costeiras banhadas pelo atlântico; Setúbal, Sesimbra, Fonte da Telha e Costa da Caparica predominam os pratos de peixe, diretamente pescados na nossa costa.

Nas localidades ribeirinhas; Cacilhas, Trafaria, Porto Brandão são famosos os seus pratos de frutos do mar (mariscos e bivalves) e as caldeiradas.

Nas localidades do interior da península de Setúbal; Palmela, Montijo, Azeitão, Alfarim e Charneca da Caparica são comuns os pratos de carne, enguias, sopas e cozidos.

É famoso e muito apreciado o multipremiado “queijo de Azeitão”, queijo amanteigado, muito aromático, produzido a partir do leite de ovelhas que pastam livremente nas serranias da Serra da Arrábida , e produzido de forma totalmente natural nas queijarias da Quinta do Anjo.

A produção Vinícola desta região fornece alguns dos mais afamados vinhos de mesa Portugueses, sendo a região de Palmela e Azeitão, as localidades mais emblemáticas na produção de vinhos de mesa e do afamado Moscatel de Setúbal.

É comum encontrar no Verão, nas mesas das esplanadas dos cafés ou restaurantes, grupos de amigos a tomarem uma “imperial” fresquinha (cerveja á pressão) acompanhadas de um prato de cadelinhas (conquilhas), ameijoas á Bulhão Pato, lamejinhas ou até por um pires de caracóis, petisco muito apreciado por estas bandas.

Poucos visitantes poderão imaginar que a tão curta distância de Lisboa, existe uma tão diversa e rica oferta gastronomica.

Algumas sobremesas fazem as delicías dos apreciadores, são famosos o “Arroz doce”, os “Claudinos”, os “Garibaldi”, os “Pasteis de Al-Madam”, as “Peras bêbadas” e as Famosas “Tortas de Azeitão”, entre outros.

Alguns pratos típicos

  • Ensopado de Enguias

  • Sopa Caramela

  • Choco Frito

  • Cabidela de Galinha

  • Caldeirada á Fragateiro

  • Sardinhas Assadas

  • Arroz Doce

  • Tortas de Azeitão